Wednesday 6 June 2012

Neil Sedaka - November 1959


a chegada de Neil Sedaka em 7 de Novembro de 1959 foi um acontecimento histórico entre os brotos de São Paulo.


Neil Sedaka posa ao lado de Celly Campello a rainha do rock nacional.


Neil Sedaka sendo entrevistado por Walter Silva, o Pica-Pau, em Novembro 1959.

9 NOVEMBRO 1959 – segunda-feira 

Chegada de Neil Sedaka agita Aeroporto: play-boys e polícia deram show!

Foto de Neil beijando Angela Maria [que ri à toda] no rosto e Carlos Gonzaga assistindo ao lado.  Mais de 1000 garôtas e rapazes, utilizando condução especial, foram aguardar ontem a chegada da nova coqueluche dos “teen-agers” norte-americanos, o cantor Neil Sedaka.  Os “rock-boys” transformaram os saguões e a rua fronteiriça ao Aeroporto de Congonhas em verdadeira praça de festas. Blusões espalhafatosos, calças “cow-boys”, sapatos exóticos, rostos abundantemente maquilados.

Pouco depois das 14 horas, chegava ao aeroporto a cantora Angela Maria, que ao lado de Carlos Gonzaga, deveria receber Neil Sedaka em nome dos cantores brasileiros.  Os dois artistas foram assaltados pelos “play-boys” e começaram a distribuição de autógrafos.  Sentada a uma mesa externa do bar da ala internacional do aeroporto, Angela Maria alheia a tudo assinava o nome em blocos, guardanapos, fotografias, etc., enquanto os rock boys pisavam em cadeiras, mesas, destruiam o ajardinamento e ameaçavam acabar definitivamente com as instalações do bar.  O gerente, numa tentativa de conter o vandalismo, dirigiu-se à cantora e seu esposo, pedindo-lhes que se retirassem para outro local.  A cantora ia se retirar, mas seu esposo, Rodolfo Valentino, inconformado, passou a destratar o responsável pelo bar, tentando agredí-lo.

Mais de 60 guardas da Polícia Civil foram destacados para proteger o jovem cantor de 19 anos Neil Sedaka.  A nova coqueluche chegou às 15:35.  Mal o avião da Varig que o transportava apontou na cabeceira da pista, a multidão de play boys irrompeu em gritos e micagens, pulando e uivando como num espetáculo circense.

Quando se encontravam no exercício de suas funções profissionais, o cinegrafista Cruz, dos Diários Associados, foi agredido pelo guarda 6893, que desferiu violento soco em sua máquina.  O fotógrafo de Ultima Hora, Valentim Zacks, ao tentar obter um flagrante, foi empurrado pela multidão, indo ao solo e ferindo-se levemente.  Pouco antes, na Alfândega, o funcionario da Varig, sr. Paulo Muller impediu o trabalho da reportagem, retirando o cantor do alcance dos repórteres. 

10 Novembro 1959 – 3a. – Neil Sedala estréia hoje na TV Tupi, Canal 3

Todas apresentações de Neil serão feitas no Cine Regência, na rua Augusta: 
10 NOV – Terça   21:00 transmitido pela PRF3-TV em rêde com a Radio Tupi
11 NOV – Quarta  21:00
12 NOV – Quinta     21:00
13 NOV – Sexta  21:00 transmitido pela Radio e TV Tupi
14 NOV – Sábado  15:00 transmitido pela Radio e TV Tupi
15 NOV – Domingo   15:00

11 Novembro 1959 – 4a. – Quase fracassou a estréia de Sedaka. 

O entusiasmo novo e desordeiro verificado no Aeroporto, quando da chegada do artista, não se repetiu à noite, em sua estréia, no Cine Regência.  Não havia siquer meia casa.  Os organizadores do espetáculo levaram como contra-peso artistas nacionais, Agnaldo Rayol, Betinho e seu Conjunto e Mariana P. de Aragão.  Segundo coluna de Miguel Vaccaro Netto, Sedaka estava enfermo, atacado de forte gripe e quase cancelou sua estréia.

Neil Sedaka beija Celly Campello, a garôta que levou sua composição 'Estúpido cupido' ao 1o. lugar das paradas do Brasil - aqui em 1959 em festa na casa de um produtor da TV Tupi de São Paulo. O violonista é Theotônio Pavão, pai de Albert e Meire.  

13 Novembro 1959 – 6a. – coluna do Miguel:  Infelizmente o convite para o cocktail de Neil Sedaka realizado na 2a.feira na União Cultural Brasil-Estados Unidos chegou tarde demais.  De qualquer maneira, meus “thanks” à RCA Victor pela participação.  Hoje Neil se encontrou com Afonso Soares, secretário-geral de Produções MVN, e ficou contente de saber que 3 de suas músicas foram lançadas pela gravadora Young com cartazes brasileiros:  “Since you’ve been gone” [Nick Savoia], “Fallin’” e “Frankie” [com Regiane].. 

24 Novembro 1959 – Sáb – ASTROS DO DISCO no Canal 7.  Apresentação do quinteto vocal The Beverlys.  Gravaram “Little star” e “There goes my baby” para a Young no dia 14 NOV 1959 [Sáb.].  No mesmo "Astros do Disco', the Jester Tigers cantaram “Dream lover”.
Neil Sedaka no auditório da Radio Mauá-DF levado por Ramalho Neto, diretor da RCA, ao programa de Helio Ricardo - Novembro 1959. 
Sedaka & Ramalho Neto, the RCA man who took him everywhere.
DJ Ruth Shirley, Sedaka & Paulo Nunes Vieira, Radio Mauá's owner
Sedaka is embraced by DJ Helio Ricardo in whose show he was introduced.
Neil Sedaka em 'Hoje é dia de Rock' na Radio Mayrink Veiga - 1959.

Possíveis explicações para o fracassso da temporada de Sedaka

a tournee de Neil Sedaka em São Paulo, apesar de seu início monumental no Aeroporto, de-repente transformou-se em fracasso.  Isso se deve a varios fatores, sendo o principal deles a falta de estrutura da TV Tupi em bancar um ídolo-da-juventude internacional.  Embora fosse a mais poderosa Emissora do país, a Tupi não tinha nem siquer um Auditório próprio, tendo que se valer das dependências do Cine Regência na rua Augusta.  Acoplado a isso, a RCA Victor, gravadora de Neil, mostrou-se muito incompetente, pois nem os convites para o cocktail de 2a. feira em homenagem ao cantor foram distribuidos a tempo. 

De acordo com reportagem da “Ultima Hora”, a estréia de Sedaka têve o Cine Regência com apenas metade da casa.  Talvez os ingressos fossem muito caros?  Não há informação a respeito disso.  A pergunta fica no ar:  Por que fracassou Neil Sedaka em São Paulo quando tinha começado tão bem? 



No comments:

Post a Comment