Wednesday 6 June 2012

Neil Sedaka - July 1962


Neil Sedaka & Sergio Murilo em Janeiro de 1961 - segunda visita de Sedaka ao Brazil. 


Neil Sedaka veio ao Brasil 3 vezes: 

A primeira vez em 10 NOV 1959, quatro semanas antes de sua gravação “Oh Carol” galgar o 9o. lugar na Billboard [7 DEZ 1959], dando assim a Sedaka a satisfação de estar entre os “10 mais”, pela primeira vêz em sua carreira, já que sua gravação anterior de maior sucesso, “The diary”, tinha chegado apenas ao 14o. lugar em DEZ 1958

Nessa primeira vez, Neil foi contratado da TV Tupi e apresentou-se no Cine Regência, na rua Augusta, em shows muito mal organizados;  além disso, chovia muito e Sedaka estava com uma tremenda gripe.
A segunda visita de Neil foi em 19 JAN 1961, quando veio em férias, junto de seus pais, para passar o Carnaval no Rio de Janeiro, com uma pequena visita particular à São Paulo, talvez, para mostrar aos pais o Instituto Butantã.  Não se apresentou ao público profissionalmente nesta ocasião. 

Em julho 1962, Sedaka visita o Brasil pela 3a. vez, mas para pesar dos fãs Cariocas, não se apresentou no Rio de Janeiro. Apenas passou pelo Aeroporto do Galeão, em trânsito para Roma, onde gravaria no idioma de Dante (“La terza luna” e “I tuoi capricci” sendo sucessos locais) e faria várias apresentações artísticas.

Neil Sedaka se apresenta no Teatro Record em sua 2a. excursão ao Brasil em Julho 1962.
Neil Sedaka holds Afonso Soares' hands at Teatro Record in São Paulo in July 1962.


23  JUL  1962 – 2a. – Dean Reed em S.Paulo Ás do rock canta hoje na Record – “Quero me casar com uma brasileira”, disse ao representante de UH.  O cantor norte-americano chegou ontem a São Paulo, apresentando-se aqui de 23 [2a.] a 29 [dom.].  Há um anuncio grande sobre a estréia de Dean Reed as 21:00 no Teatro Record, cantando, tocando e dançando.  

Alto, moreno, com 20 anos [N.B.: Dean, na verdade nasceu em 1938, no Colorado, tendo, portanto, 24 anos], modesto e um tanto tímido, Dean está hoje numa ótima posição nas paradas de sucesso dos U.S.A., vendendo tantos discos quanto os cartazes de grande plano, como Fabian, Frankie Avalon e Paul Anka.  Seu ritmo é o rock’n’roll e seus maiores sucessos são: “Our summer romance”/“ I ain’t got you” [disco Capitol-4273 – 1959], “Don’t let her go”/“No wonder” [disco Capitol-4384 – 1960], “Humming bird”/“Pistolero” [disco Capitol-4438 – 1960].  Todavia nenhum destes superou a versão de “La novia”/”Female Hercules” [disco Capitol-4606 – 1961], que encabeça seu repertório para a América do Sul. 

CASAR:  Dean anda louquinho para se casar.  Por todos países que passou nesta excursão, Argentina, Chile e Perú, tentou conquistar uma garôta.  Conquistar, conquistou, mas nenhuma para o altar, como quer.  Espera ter sorte no Brasil.  Explica o porque deste desejo:  “A mulher americana é autoritária;  tem mania de agir como homem.  Além disso, as latinas me parecem muito mais “quentes”.  

MUSICA:  Filho de pais “unitaristas”, Dean prega também um pouco de religião, ensinando a respeitar a vida humana e Deus.  [N.B.:  “Unitarista”, segundo o dicionário  Macquarie: “Aquele que mantém que Deus é um ser uno, rejeitando a doutrina da Trindade; enfatizando a liberdade dentro da crença religiosa, na tolerância de diferentes opiniões e o carácter como o princípio fundamental da religião; além do uso apenas da Razão como guia de conduta e interpretação da história e experiência religiosa.”].  Formou-se em metereologia e, em matéria de musica, afirmou conhecer Maysa e Cauby.  No dia 29, aliás, Dean fará um show com base exclusivamente em repertório nacional.  

24  JUL  1962 – terça – pag. 3  - “Tio Sam...ba”, revista-musical de Aloysio de Oliveira, que já brilhou no Copacabana Palace, a partir de 9 Agosto 1962, no Teatro Record.  Anúncios publicados desde o início de Julho, anunciam os varios nomes dos participantes:  Chocolate, Regina Celia, Gina Le Feu, imitando Carmen Miranda, aparecendo em pose ao lado de Aurora Miranda. 

26  JUL 1962 – quinta – “Dean Reed em Campos de Jordão” – na coluna “Jornal do Ricardo Amaral”:  Dean Reed,  na base do twist – que canta no Teatro Record, será a grande atração no Sábado, dia 28 Julho, na boite do Grande Hotel.  Os rapazes vão oferecer um coquetel a Reed, na Vila Simonsen ou na residência de Veroca Fontoura.  

30  JUL 1962 – segunda – Coluna do Ricardo Amaral:  “O astro americano Dean Reed, que se apresentou no sábado em Campos de Jordão, ficou entusiasmado com uma carioca chamada Ana Marta Amaral [não é minha parente] e, ao despedir-se dela na manhã de ontem [domingo], após cinematográfico beijo, marcou encontro para depois de amanhã [quarta] na Guanabara, e falou em casamento.  Essas meninas brasileiras têm muito o que aprender.  Vão caindo na primeira cantada de um malandrinho americano, com a maior facilidade.  

31  JUL  1962 – terça – Anúncio pago:  Dia 2 de Agosto de 1962 às 21 horas no Teatro Record, única apresentação em São Paulo de DEL SHANNON, o famoso intérprete de “Run away”. 

Acontece que Del Shannon NUNCA chegou a se apresentar. Não sei os motivos, mas Shannon nem chegou a vir ao Brasil nesta data, tendo o espetáculo sido cancelado, depois de serem vendidos muitos ingressos.  

No comments:

Post a Comment